Educação e
Recursos Tecnológicos
A informática deve ser utilizada para a transformação social
A utilização de
recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos, as
escolas estão implantando a informática em seus currículos, dando aos alunos as
primeiras noções do mundo da informatização.
Nas aulas, temos
visto os alunos utilizarem programas específicos para escreverem textos,
elaborarem listas e cálculos de suas despesas, organizarem agendas, e fazerem
slides para apresentar algum trabalho.
É ótimo,
maravilhoso, que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto
fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.
Crianças e jovens
tem se utilizado desses recursos tecnológicos mais como forma de diversão do
que em benefício de aprendizagens significativas.
É claro que a
diversão faz parte de uma vida saudável, e os jogos eletrônicos e vídeo games
são grandes responsáveis por isso. Além desses, as salas de bate-papo também
são muito utilizadas, fazendo com que todos tenham oportunidade de interagir
virtualmente com seus amigos.
Mas se tais
recursos fossem trabalhados de forma mais eficiente, poderia ser uma das formas
de transformação da educação.
Muitos professores
ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas
informatizadas, pois tais atividades exigem dos mesmos habilidades
profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas
a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?
As escolas deveriam
repensar essas práticas, levando para o processo ensino/aprendizagem projetos
que oportunizem o enriquecimento da troca de informações, já que através da
internet podemos ter contato com o mundo.
Em aulas de
história, por exemplo, os alunos podem visitar museus eletrônicos, como o museu
do Louvre, em Paris, o que dará mais veracidade aos fatos acontecidos.
Imagine uma aula de
fuso horário, assunto nada agradável, que exige cálculos, onde o professor pode
mostrar, ao vivo, as diferenças entre as horas de uma localidade e outra, ou
então acessar um programa que mostre o globo terrestre e, ao aproximar a
imagem, visitar vários países!
Existem inúmeros
conteúdos que podem ser trabalhados através da internet, como a criação do
universo, dos planetas que constituem o sistema solar, movimento de rotação e
translação, etc.
Projetos que
desenvolvam a sustentabilidade, recursos tão necessários para o planeta, também
proporcionam melhores condições de aprendizagens e conscientização sobre os
problemas da natureza, que tem ocasionado problemas para o homem.
Bom seria se, ao
invés de ficarem decorando vocabulários em inglês ou espanhol, que os alunos
tivessem a oportunidade de conversar diretamente com estudantes de outras
escolas do mundo, nas salas de bate-papo. Com certeza, o aprendizado de outra
língua teria muito mais significado e aconteceria de forma mais eficiente.
Além desses, podem
levar para salas de aula discussões sobre pedofilia, alcoolismo, drogas,
prostituição, doenças, criminalidade, consequências de atitudes que não
condizem com as determinações legais, dando aos alunos maior visão da realidade
social do mundo.
A informatização e
os avanços tecnológicos precisam ser encarados de forma mais séria, visando
transformações de atitudes, exercício da cidadania, conscientização das
responsabilidades sociais de cada um.
Disponível em:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/educacao-recursos-tecnologicos.htm (Acessado em 27/11/2013 às 15:45 hs)
Isso mesmo Andreia, o uso dos recursos tecnológicos acrescentam e muito na qualidade de aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirMuito bom , Andreia o conteudo do seu blog!!!
ResponderExcluirAndreia, estou gostando de ver a sua disposição. Mas, qual é o seu tema de pesquisa: recursos ou família e escola? Acredito que vc precisa investir em um deles e realizar a pesquisa mais profundamente. Assim já estará estudando para o seu TCC. O que acha?
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